Se você já pensou isso e se você acha que isso não deveria ser desta maneira, se você acredita que o mundo devia ser livre e os homens deveriam decidir o que podem fazer ou não fazer, por sua própria vontade e determinação... então você precisa conhecer o cenário de Mago: A Ascensão.
Este cenário já tem sua fama consolidada entre os RPGistas há bastante tempo, e foi publicado em 3 edições ao todo, tendo sido traduzido pela Devir Livraria e publicado originalmente pela White-Wolf publishing.
Mago: A Ascensão faz parte do cenário Mundo das Trevas, um cenário de terror pessoal e suspense com temática sobrenatural.
Nesse fantástico RPG, os jogadores encarnarão o papel de magos contemporâneos. Magos cujo poder vai além da imaginação, seres capazes de alterar as leis da natureza e alterar as regras da realidade através de sua convicção e força de vontade. Em Mago: A Ascensão tudo é possível desde que o mago acredite em si mesmo.
Nesse jogo o personagem desafiará as fronteiras da realidade e da imaginação para alcançar a iluminação suprema. Esse é um cenário altamente interpretativo e exige uma dose bem maior de imaginação e abstração que qualquer outro RPG, pois aqui, até mesmo a lógica e o senso comum que normalmente servem como parâmetro para qualquer ação; podem e devem ser questionados e desafiados.
Bom senso? Lógica? Aqui isso tudo é só uma questão de ponto de vista... afinal um fato pode ser perfeitamente lógico para você, mas não necessariamente para mim! Os seres humanos não podem voar? Bem talvez seja assim na sua visão do mundo... na minha isso é outra história. Isso é MÁGIKA.
A mágika verdadeira é bem diferente da magia elemental que normalmente vemos abordada em filmes ou jogos eletrônicos. Os magos não separam sua magia em elementos como terra, água ou ar, mas sim em ESFERAS de conhecimento que estão vinculadas a todos os aspectos da vida e do universo.
Essas esferas são:
- Correspondência: Esta esfera de conhecimento rege tudo relativo ao espaço, distância e localização ou ocultação.
- Entropia: Esta esfera rege a sorte e as probabilidades, o caos, a desordem e a morte.
- Forças: Esta esfera rege as energias cinética, térmica, elétrica etc.
- Vida: Esta esfera rege todos os fenômenos referentes aos organismos vivos.
- Matéria: Esta esfera rege a transmutação de elementos e a criação de objetos e suas propriedades.
- Mente: Esta esfera representa a cognição humana, o instinto e até mesmo os sonhos e o subconsciente.
- Primórdio: Esta esfera rege o conhecimento sobre a energia primordial que origina tudo no universo, incluindo a magia.
- Espírito: Esta complexa esfera se liga com os acontecimentos espirituais, poltergeist e todo tipo de invocações e esconjuros.
- Tempo: Esfera que rege a previsão to futuro, a visão do passado e até mesmo as viagens ou o passar do tempo.
Magos verdadeiros, também chamados de DESPERTOS são os raros seres que perceberam que o mundo só é como é, porque a humanidade aceita que ele seja assim.
Esses poucos humanos são capazes de proezas incríveis, que exigem do mago, apenas que ele ACREDITE ser capaz disso. Cada mago acredita ser capaz de fazer mágika, mas nem todos eles fazem isso da mesma maneira. Alguns acreditam que a mágika vem de palavras mágicas e símbolos antigos, outros acreditam na alquimia ou em seres divinos que lhes concedem poder, isso é chamado PARADIGMA.
O paradigma é algo de suma importância para um mago, é o pilar onde sua mágika se apóia, por isso é também o centro da organização social dos magos (o plural correto é magi mas usaremos “magos” para facilitar a leitura ). Essa organização social se dá na forma de grupos chamados TRADIÇÕES.
Cada tradição tem seus costumes, estereótipos e é claro um paradigma comum a todos os membros. Esse paradigma, ou seja, essa crença em alguma coisa que concede poder ao mago pode mudar, e de fato muda de mago para mago, mas dentro de uma mesma tradição eles serão todos bastante parecidos.
As tradições são 10 ao todo, sendo elas:
-
A irmandade de Akasha: Esses magos de origem oriental lembram bastante os monges shaolin, eles acreditam que a mágika verdadeira vem da perfeita harmonia entre a mente o corpo e o universo, o que explica suas práticas meditatórias e marciais.
Esfera favorecida - Mente
-
Coro Celestial: Esses magos consideram que a mágika verdadeira não pode ter outra fonte se não Deus ou como eles chamam, O Uno. Por esse motivo eles são em sua maioria sacerdotes ou pessoas de fé.
Esfera favorecida - Primórdio
-
Culto ao Êxtase: Paz, amor e algumas substâncias
psicotrópicas ajudam esses indivíduos, que parecem ter saído direto do
movimento hippie dos anos 70, a enxergar o mundo de um jeito único e
talvez até distorcido. A liberdade acima de tudo, afinal a vida é para
ser vivida e aproveitada ao máximo possível.
Esfera de afinidade - Tempo
-
Oradores dos Sonhos: Esses xamãs e sacerdotes primais
lutam para romper as barreiras entre a carne e o espírito, pois ambos
são apenas duas faces da mesma moeda. Oriundos de tribos aborígenes, sua
mágika se assemelha aos rituais voodoo ou druídicos, apelando para pactos com forças superiores para conseguir o que desejam.
Esfera de afinidade - Espírito
-
Ordem de Hermes: O estereótipos dos magos medievais em si. Mantos compridos, cajados, runas, círculos de magia e palavras mágicas. Tudo isso é a fonte de magia de um mago “Hermético”. São chamados de altos magos, por seu jeito pomposo de fazer mágika, muito orgulhosos, são os lideres atuais da sociedade mágika... Não que isso signifique alguma coisa...
Esfera de afinidade – Forças
-
Filhos do Éter: São os herdeiros de uma tradição morta, chamada “Solificati”, que no passado inspiraram todas as lendas sobre os alquimistas. Os Filhos do Éter
continuam com o trabalho de seus antecessores, buscando conhecer a
verdade sobre o mundo através do estudo lógico e dos experimentos
científicos. Acreditam que a mágika verdadeira vem do conhecimento.
Esfera de afinidade – Matéria
-
Verbena: Se os membros do coro celestial acreditam que seu poder vem de Deus, os Verbena acreditam que seu poder vem da Deusa, da terra e da mãe natureza. Encarnando o estereótipo de druidas ou wiccas, esses magos invocam sua mágika
através de cânticos, rituais e sacrifícios para a mãe terra. São muito
preocupados com o distanciamento da humanidade de suas raízes
silvestres.
Esfera de afinidade – Vida
-
Adeptos da Virtualidade: Se é possível atravessar uma parede de fogo (tradução de firewall) por que não seria possível atravessar uma parede de CONCRETO? Para os adeptos da virtualidade, a “verdade” vem com a compreensão de que TODO limite é superável. Se a globalização encurta metaforicamente as distâncias, os adeptos fazem isso LITERALMENTE.
Esses hackers aprenderam que hackear a realidade tem a mesma lógica de
hackear um computador. A lógica é simples, você dá um jeito de chegar
onde não querem que você chegue!
Esfera de afinidade – Correspondência
-
Euthanatos: A única coisa REAL e imutável neste mundo é a morte. Ela é a única coisa que vem para tudo e para todos. Esses magos
existem com o simples propósito de fazer com que ninguém tente enganar a
morte. Especialistas em por fim qualquer coisa que viva, eles fazem sua
mágika e alteram a realidade para garantir que o mundo
continue girando, livre das ameaças que tentam se tornar poderosas ou
influentes demais.
Marginalizados por todos como assassinos frios, eles continuam sua jornada de maneira solitária, tentando melhorar o mundo se livrando de tudo o que não é necessário. Se eles estão tão errados quanto todos acham, por que o destino parece ajudá-los tanto?
Esfera de afinidade – Entropia
-
Os Vazios: Embora as outras 9 tradições considerem que esses magos
sejam apenas um bando de desocupados sem propósito algum na vida e se
recusem a aceitá-los como uma tradição propriamente dita, a verdade é
que os vazios são sim uma tradição. Seus membros recebem o nome vazios
pelo seu aspecto frígido. Para eles o mundo “normal” era tão ruim,
injusto e monótono que precisava haver algo mais... Algo além.
Esses magos fazem suas peripécias através de qualquer referência ou apologia a mágica que esteja ao alcance de suas mãos, isso inclui simpatias publicadas em revistas para adolescentes, ritos mágicos mostrados em manuais de RPG ou até mesmo a famosa frase “UMUBU- GAI-FEI-DI-TAO” entoada por um certo personagem de desenho animado.
Para alguns essa magia “improvisada” é a prova de que eles são apenas um bando de magos bitolados e atrofiados pela falta de um tutor ou mestre e que não precisam ser levados a sério.
Para outros, isso mostra que esses sujeitos são tão geniais que conseguem fazer mágika a partir do que ninguém mais consegue, e isso é motivo mais do que suficiente para tratá-los com cautela.
Esfera de Afinidade – Qualquer Uma
Essas são as tradições mágikas do cenário Mago: A ascensão. Cada uma com seu paradigma e seus estereótipos.
Mas as tradições não são a única forma de organização dentro do mundo dos magos. Costumeiramente eles se organizam em grupos menores chamados CABALAS, comunidades pequenas e praticamente fixas de magos de uma mesma região, geralmente unidos para obter influência ou segurança. Dentro de uma cabala e mesmo dentro das tradições a hierarquia de comando é bastante simples: "o mais forte comanda". A força de um mago é sua capacidade bruta de fazer magia e é chamada de ARETE (se pronuncia Aretê, termo grego para excelência e harmonia ).
Os níveis de arete e seus respectivos títulos são:
0- Adormecido
1- Não instruído
2- Talentoso
3- Aprendiz
4- Disciplinado
5- Imponente
6- Consciente
7- Instruído
8- Sábio
9- luminado
10-Transcendental
10-Transcendental
Se você prestou atenção até agora, e se conhece um pouco de história da humanidade, deve ter notado que cada tradição teve sua época áurea na história da humanidade, quando o senso comum da população dizia que uma coisa era magia e a outra não era. Alguns exemplos.
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Antiguidade: Magia era sinônimo de Bruxas e Druidas e Magos Clássicos ( Verbena & Ordem de Hermes )
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Idade média Antiga (séculos V~X): Alquimia em alta entre os ocultistas e várias pandemias se espalham por um mundo em guerra ( Ordem de Hermes ou "Solificati" & Euthanatos )
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Idade média Plena (séculos X~XIII): A igreja liderava a inquisição e as cruzadas e a fé era a única “magia” considerada correta ( Coro Celestial )
-
Idade média Tardia (séculos XIII~XV): A ciência começa a tomar o lugar da Fé
como carro chefe do desenvolvimento e do pensamento humano, a alquimia
logo passaria a ser chamada de química, deixando seu caráter holístico. (
Filhos do Éter )
-
Idade moderna ( séculos XV~VXIII): Século das luzes, ciência a todo o vapor, ao mesmo tempo os ideais de liberdade da revolução francesa ( Culto ao Êxtase ).
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Idade contemporânea: O mundo é dominado pelas máquinas e ciências e as pessoas tentam a todo custo escapar da monotonia da vida cotidiana ( Adeptos da Virtualidade, Filhos do Éter, Culto ao Êxtase ).
- Paralelamente à história da Europa, no oriente a idéia do taoísmo reina absoluta desde tempos antigos ( Irmandade de Akasha ) e entre os povos aborígenes do novo mundo, o culto aos espíritos se mantém firme tanto nos xamãs como nos grandes líderes espirituais ( Oradores dos Sonhos ).
Sim... Em cada período de sua existência a humanidade aceitou determinada forma de magia de forma mais receptiva do que as demais. E isso não foi por acaso. Apesar das pessoas normais não saberem, os magos tem por sua própria conta, travado uma guerra milenar, a GUERRA DA ASCENSÃO.
Pode parecer tolice, mas os diferentes jeitos de fazer mágika ( paradigmas ) se tornaram algo muito além de um mero “ponto de vista” e chegaram ao ponto de originar uma verdadeira guerra, uma batalha para provar quem estava fazendo mágika do jeito certo!
Felizmente essa batalha terrível chegou ao fim, mas infelizmente por outro lado quem levou a melhor não foi nenhuma das 10 tradições...
Continua aqui...
Fonte: RPG Online - Por ditrian
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