O Design de cenários
Tudo muito bom, tudo muito bem. Você acredita ter uma grande ideia em mãos e quer fazer essa ideia tornar-se o próxima cenário ganhador de prêmios. Mas, o que é preciso fazer para tornar isso realidade? Porque, da ideia para execução para o produto final há um grande trajeto e, se não for bem percorrido, pode acabar não tendo produto algum no final ou será só mais um nas prateleiras.Ter uma ideia pura e simples, não leva ninguém a lugar algum. Você pode tentar vender a ideia como “a mais inovadora dos últimos tempos”, mas sem saber como mostrar que ela é eficaz, de nada adiantará. Você precisa se preparar para entrar no mercado. É preciso ter foco e paciência. É preciso ter um planejamento, para chegar a alguma lugar.
Datas e horários
A base de um bom planejamento é segurar-se de que os prazos não serão ultrapassados. É tentar fazer o que se tem de fazer dentro do tempo que se tem. Entretanto, numa produção caseira, como a da maioria dos cenários de mestres e jogadores, não há um prazo estipulado a se cumprir.Essa falta de “pressão” para concluir algo, acaba por fazer com que empurremos nossas criações com a barriga por muito mais tempo que ele necessitaria. O pior, quando a pessoa tem “alma de escritor”, insatisfeito por si só, vive escrevendo e re-escrevendo um mesmo parágrafo na busca da perfeição.
Não podemos cair nessa tentação. É preciso estabelecer datas e horários para nossas tarefas com o cenário, se queremos que, algum dia, ele seja publicado. Crie um cronograma para as atividades ligadas à criação do cenário e tente cumpri-las. Aliás, tente criar um cronograma bem organizado para todo o seu dia. Assim, você poderá saber o que fazer em cada dia e o quanto de tempo poderá passar produzindo algo.
Análise de mercado
Para mim, uma das primeiras coisas que deveria ser feita quando se quer criar um cenário, é analisar o mercado existente. É preciso ter noção do que iremos encontrar e enfrentar, para não acabarmos sendo só mais um. Prestar atenção naquilo que já foi explorado exaustivamente é uma das principais tarefas quando se analisa o mercado.Sabendo o que já foi e o que não foi bastante explorado, escolha um área em que sua expertise permita sobressair-se em relação aos outros. Não adianta você tentar escrever sobre alguma coisa que não domina, só porque é um tema pouco explorado.
Porém, uma análise de mercado muito profunda pode ser uma faca de dois gumes. Por vezes, tentar achar algo inexplorado só fará com que seu cenário seja empurrado para frente e para frente, sem uma data limite para terminar. E, saiba, isso não é bom. Tome cuidado nessa fase para não passar muito tempo nela.
Análise dos concorrentes
Depois de delimitado o tema, você precisa procurar os concorrentes que parecem ter um sucesso maior (afinal, sucesso é relativo). Busque encontrar o que cada um tem em comum e quais as características próprias que os distinguem uns dos outros. Se possível, faça uma lista de pontos fortes e fracos de cada um dos concorrente.Com essas listas em mãos, você já tem um ótimo guia do que deveria ser feito para conseguir uma certa vantagem sobre seus concorrentes. Poderia tentar somar todos os pontos fortes de todos eles e adicionar outros pontos interessantes, que tornariam seu cenário único. Você já teria o esboço do que realmente irá criar. Uma verdadeira base para, mais à frente, poder desenvolver, criando personagens, cidades, itens, acontecimentos, etc…
Fontes de pesquisa
Você não pode querer escrever um cenário só com o conhecimento que já tem e com o que sabe dos concorrentes, certo? Por isso, é preciso saber onde procurar mais e mais conteúdo para que possa inspirar-se e deixar seu cenário mais único ainda.Não adianta ficar só em pesquisas em sites, blogs, livros de RPG e algumas revistas. Você tem de buscar fontes alternativas. Essas citadas anteriormente são as que todos os outros correrão primeiro quando estiverem buscando algo novo para adicionar em seus cenários.
Vá atrás de livros, vá a museus, busque catálogos especializados, procure literaturas que não são de comum leitura para a área que pretende escrever. Saiba separar joio do trigo em suas pesquisas. Busque dicionários de expressões, termos, objetos e ações da área, até para não acabar cometendo gafe de escrever sobre uma coisa sendo que é outra (acredite, já vi muito acontecer isso).
Ser bom ouvinte
Por mais que seja você a criar o cenário, você não deve pensar que é uma ilha de ideias. Pelo contrário, deve pensar em ser um rodovia muito movimenta. O porque disso? Uma ilha é bem mais difícil o acesso, logo, mais difícil de receber conselhos. Numa rodovia, não. Vários e vários carros trafegam por ela, logo, ela é mais receptiva a conselhos.Escute o conselho de quem você pedir para avaliar seus textos. Afinal, você não está escrevendo o cenário só pra si. O objetivo é ver ele publicado, não é? Então ele deve agradar uma gama de pessoas. Claro que não agradará a todos, isso é um tanto quanto “impossível”, diga-se. Mas terá de agradar ao público alvo que você escolheu, não só a si mesmo.
Claro, do mesmo jeito que deve saber procurar fontes, separando o joio do trigo, deve saber separar os conselhos e críticas. Alguns darão feedback super positivo, outros super negativo. Faça uma média do feedback para saber se está pendendo mais para o lado positivo ou negativo.
Para mim, estar no “meio termo” é o equivalente a estar ruim, então eu descarto e recomeço com uma nova abordagem. Se, com todo trabalho que tive, a média de satisfação está no “meh”, provavelmente só é mais do mesmo.
Ter paciência
Nem sempre acontece tudo do jeito que queremos. Mesmo separando todo o tempo do mundo, tendo as melhores fontes de pesquisa, sabendo tudo sobre os concorrentes e tudo mais, não é suficiente para conseguirmos colocar nosso trabalho para frente. Não desanime, escrita é um trabalho duro.Se hoje você não conseguiu escrever nada, descanse. Não force demais. Alivie um pouco sua cabeça e tente continua outra outra, quem sabe, até mesmo amanhã. Entretanto, evite deixar coisas para o outro dia, assim, você perde um tempo precioso do seu prazo de entrega, seja para si mesmo ou para uma editora. Seja paciente, sempre.
Fonte: RPG do Mestre - por Erick Patrick
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