Embora eu tenha voltado a jogar os jogos
de tabuleiro nos Domingos Lúdicos, faz um bom tempo que não falo deles
por aqui e olha que nos últimos meses conheci ótimos jogos e um deles,
mesmo não tendo a temática que mais me agrada, foi o Battlestar Galactica, um jogo produzido pela Fantasy Flight.
Os Cylons foram criados para tornar a vida mais fácil nas Doze Colônias. E então, chegou o dia onde os Cylons decidiram matar seus mestres. Depois de uma longa e sangrenta batalha, uma trégua foi declarada e os Cylons partiram para outro mundo que chamaram de lar.Quarenta anos depois eles retornaram e levaram a humanidade a beira da extinção. Os humanos remanecentes, liderados pela tripulação da Battlestar Galactica fugiram na esperança de encontrar um novo lar e conhecido nas lendas como Terra.A única esperança da humanidade é encontrar a localização da terra enquanto lutam contra os impiedosos Cylons. Mas a medida que os recursos diminuem, foi descoberto que o inimigo agora podem se passar por humanos e estão infiltrados dentro da frota.
Battlestar Galactica é um jogo cooperativo, mas possui uma carga paranóica muito forte em virtude das cartas de lealdade, um elemento do jogo que determinará de que lado dessa guerra os personagens estarão: Humanos ou Cylons.
São 10 fichas de personagens disponíveis,
cada um com suas qualidades, defeitos e características que adicionam
mais sabor ao jogo. Os personagens podem ser líderes políticos, líderes
militares, pilotos ou um mecânico, especializado no concerto de naves e
da Galactica.
TURNO DE JOGO
O jogo é jogado em vários turnos até que os humanos ou cylons vençam o jogo e dentro de cada turno segue-se os seguintes passos:
- Fase de Recebimento das Cartas de Perícias: o jogador atual puxa um número de Cartas de Perícias dos tipos indicados na sua ficha;
- Fase de Movimento: o jogador atual pode movimentar o seu personagem para um local diferente. Se mover seu personagem para uma outra nave (da Galactica para a Colônia ou vice-versa) é preciso descartar uma carta de perícias;
- Fase de Ação: o jogador atual escolhe uma ação para ser realizada. As opções de ação incluem a sua localização, a ficha do personagem e as Cartas de Perícias.
- Fase de Crise: A carta do topo da pilha de Crise é puxada e resolvida.
- Fase de Ativação das Naves Cylon: se alguma nave Cylon estiver em jogo, as naves Cylon são ativadas de acordo com a carta de Crise.
- Fase de Preparação para o Salto: se a carta de Crise tiver o ícone de preparação para o salto, o marcador de frota avança um espaço na trilha de preparação para o salto. Se o marcador atingir o final da trilha então a frota salta, aproximando-se do seu destino.
DETALHANDO O TURNO DE JOGO
Fase de recebimento das cartas de perícias
Cada jogador, de acordo com as informações contidas em sua ficha de personagem, possui uma quantidade de cartas de perícias que são puxadas da pilha de cartas de perícias nos seus turnos. Essas cartas possuem uma numeração e um efeito e muitas vezes os mesmos efeitos com numerações diferentes.
Cada jogador, de acordo com as informações contidas em sua ficha de personagem, possui uma quantidade de cartas de perícias que são puxadas da pilha de cartas de perícias nos seus turnos. Essas cartas possuem uma numeração e um efeito e muitas vezes os mesmos efeitos com numerações diferentes.
O jogo se desenvolve com jogadas de
perícias e estas são feitas pela soma dos números e das cores das
cartas. Existem testes, por exemplo, de Dificuldade 7 que só aceitam
cartas roxas e amarelas. Dessa forma, os jogadores colocarão cartas
viradas para baixo para tentar bater essa dificuldade, mas existem dois
fatores complicadores. O primeiro é que TODA jogada de perícia deve ser
“auxiliada” por duas cartas de um deck do destino, formado por cartas de
todas as cores embaralhadas. O segundo complicador é que alguns
personagens podem ser Cylons e eles poderão colocar cartas de cores
diferentes, que tem seus bônus subtraídos do resultado final. Para que
ninguém saiba quem colocou o que, após todas as cartas serem colocadas
no desafio, elas são embaralhadas e só então colocadas com a face para
cima para fazer a contagem.
Fase de movimento
Os jogadores podem, nesta fase, mover os seus marcadores para qualquer espaço dentro da nave ou movê-los para uma outra nave, descartando uma carta no processo. Se o personagem estiver pilotando uma nave, ele pode mover a nave que está pilotando para um quadrante adjacente ou descartar uma carta e mover-se para qualquer local da Galactica ou da Colonial.
Os jogadores podem, nesta fase, mover os seus marcadores para qualquer espaço dentro da nave ou movê-los para uma outra nave, descartando uma carta no processo. Se o personagem estiver pilotando uma nave, ele pode mover a nave que está pilotando para um quadrante adjacente ou descartar uma carta e mover-se para qualquer local da Galactica ou da Colonial.
Fase de Ação
Dentro da fase de ação existem sete possibilidades:
Dentro da fase de ação existem sete possibilidades:
- Ativar uma localidade: o jogador faz a ação descrita na localidade atual do personagem;
- Ativar a ação de uma carta de perícia: o jogador escolher realizar uma ação descrita na carta de perícia. Nem todas as cartas de perícias possui ações que possam ser usadas nesta fase.
- Ativar ação do personagem: o jogador realiza uma ação descrita na sua ficha de personagem. Apenas alguns personagens possuem ações listadas. Algumas ações da ficha dos personagens só pode ser realizada uma vez por jogo.
- Ativar seu viper: se o personagem do jogador estiver pilotando um viper, ele pode ativá-lo para mover-se ou atacar uma nave cylon.
- Ativar cartas de Título ou Quorum: se o jogador tiver de posse uma carta de Título ou Quorum que lhe permita realizar uma ação, ele pode ativá-la agora.
- Carta de Lealdade: o jogador pode revelar uma de suas cartas de lealdade “Eu sou um cylon” para realizar ações especiais;
- Não fazer nada: se o jogador decidir não fazer nada nesse turno, deve-se proceder para a Fase de Crise.
Fase de Crise
Durante essa fase, o jogador puxa uma carta do topo da pilha de Crise, lê em voz alta a sua descrição e então executa a carta. Existem três tipos de Cartas de Crise: ataque cylon, jogadas de perícias e eventos.
As cartas de ataque cylon apresentam a imagem da Galactica e algumas naves ao redor. Quando resolver uma carta de ataque cylon siga as etapas listadas e descarte a carta, a menos que seja instruído a manter a carta em jogo.
As cartas de jogada de perícias envolvem situações que requerem que os jogadores passem numa jogada de perícias. Algumas delas permitem que o jogador decida fazer ou não o teste e sempre existem conseqüências para a não realização, o sucesso e a falha. As escolhas podem ser feitas normalmente pelo Almirante ou pelo Presidente.
As cartas de evento devem ser resolvidas imediatamente e normalmente trazem uma escolha a ser feita pelo Presidente ou Almirante.
Fase de Ativação das Naves Cylon
Se existir pelo menos uma nave cylon em jogo então estas naves, indicadas pelo ícone na parte inferior da carta, podem se mover ou atacar (seguindo uma tabela de prioridade).
Fase de Preparação para o Salto
Se a carta de crise apresentar um ícone de salto, então o marcador de salto se move na trilha de salto e se chegar ao final, a nave salta.
RECURSOS
A nave possui quatro recursos: combustível, comida, moral e população, todos vitais para a sobrevivência da raça humana. Esses recursos são perdidos durante a resolução das cartas de crise, destruição das naves civis ou danos a Galactica.
Quando qualquer um desses recursos chegar a zero os Cylons ganham e a humanidade é extinta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário