sábado, 21 de abril de 2012

Os primeiros spoilers de Avacyn Restored

Spoiler alert! Os cards de Avacyn Restored finalmente começaram a ser revelados nessa semana! A coleção que fecha o bloco de Innistrad será mais uma coleção grande, contando com um total de 244 cartas e não uma média de 150 como geralmente é nas coleções que não inauguram o bloco. Assim como aconteceu em Rise of the Eldrazi, em Avacyn Restored a história sofreu uma mudança drástica e o anjo protetor do plano, Avacyn, está de volta para dar um final aparentemente feliz para ela.

Graças a esse retorno triunfante o mal está sendo contido em Innistrad, então não temos mais uma forte relação com o horror de antes e toda a interação que havia com cemitério. Nessa coleção não encontramos mais cartas com flashback e nem cartas de duas faces. Os lobisomens se tornaram para sempre lobisomens graças ao "Decreto do Calar das Maldições" de Avacyn e agora ajudam humanos na luta contra as trevas. Griselbrand foi derrotado por Liliana e agora a única "preocupação" são com os demônios menores que foram soltos com o rompimento da Helvault.




O meu medo e o medo de muitos também pelo que eu pude acompanhar quando essas mudanças foram anunciadas, bem antes de começarem a soltar os cards, era que acontecesse o mesmo que aconteceu com Rise of the Eldrazi, onde a coleção inteira não demonstrava ligação com Worldwake e Zendikar. Podíamos sentir a ligação na história, mas nas cartas isso era quase nulo.

Agora em Avacyn Restored, mesmo com o bem triunfando, problemas sendo corrigidos, mecânicas sumindo e o tema de um modo geral mudando, ainda dá pra sentir que estamos no mesmo plano, acompanhando a mesma historia tanto no enredo do plano quanto nas cartas. Não sei se foi por não ter acompanhado tão de perto assim as explicações das mecânicas de Rise of the Eldrazi ou se foi realmente o que aconteceu, mas elas me pareciam completamente jogadas, sem explicações decentes de onde elas surgiram. Dessa vez está diferente, temos duas novas palavras chaves que demonstram a volta triunfante dos humanos e da fé que Avacyn restaurou no plano.

Uma delas é "milagre" ("Miracle"), habilidade que veio para trazer a grandeza da fé dos humanos e no "coração das cartas". O próprio Avacyn reaparecer no plano foi um milagre, então nada mais justo que outros milagres apareçam agora. Essa habilidade é com certeza o "trending topic" número 1 do Magic nesse momento, se não for pela mecânica é pela carta com ela nessa última segunda-feira:

Trazendo aqui memórias do velho e ótimo Time Walk eles quiseram aparecer com efeitos que realmente fizessem um jogador vibrar em momentos de desespero quando "top deckassem" o card milagroso. Trate "top deckar" como o ato de comprar uma carta, através de uma compra natural, que muda o jogo a seu favor. Sendo assim, podemos assimilar a condição desse efeito ser válido apenas para a primeira compra do turno, geralmente feita normalmente na sua fase de compra. O layout novo do card também foi feito para ajudar você a se lembrar desse efeito presente no card, já que essa habilidade acontece em um momento bem automático do jogo (comprar e colocar o card com os outros na mão).

A ideia é excelente, porém o problema é que obviamente esses casos serão bem raros graças ao grande número de cartas que possuem a habilidade de arrumar nosso topo, se tornando quase perfeitas para abusar dessa habilidade. Como comentado em praticamente todos os fóruns, no Legacy temos cartas como Brainstorm, Sensei’s Diving Top e nosso grande amigo Jace, the Mind Sculptor além também de terem redescoberto Personal Tutor para ajudar a moldar o topo e deixar essas cartas lá para a primeira compra do próximo turno.

No Standard uma das melhores opções para tirar proveito maior dessa habilidade é com Noxius Revival. Já temos uma grande quantidade de cartas que jogam cartas do nosso grimório para o cemitério sendo usadas, como Forbidden Alchemy, Mulch, Tracker’s Instinct e Tought Scour, então não seria surpresa presenciar a inclusão dessas mágicas nas listas, podendo servir tanto para "reaproveitar" uma carta com Miracle como qualquer outro recurso se necessário.

Por enquanto (pelo menos enquanto eu escrevo esse artigo) temos apenas mais duas cartas reveladas com essa habilidade:

Thunderous Wrath é uma carta que ficou bem forte com essa habilidade, a não ser que você comece com essa carta na mão, ela sempre será bem vinda para causar cinco pontos de dano em qualquer alvo por apenas uma mana vermelha. Banishing Stroke por outro lado seria melhor se seu custo normal não fosse tão alto. Tanto Temporal Maestry e Thunderous Wrath são uteis a qualquer momento do jogo quando conjurados por seu custo alternativo, mas Banishing Stroke pode às vezes não ser tão útil ou então nem possuir alvos validos, ficando parado na nossa mão até decidirmos pagar seis manas para seu efeito.

Bem, para ajudar a entender como funciona na prática o ato de conjurar esse tipo de magica, já foi lançado no site oficial o FAQ para as novas habilidades dessa coleção (que pode ser encontrado aqui) e eu tomei a liberdade de traduzir o que diz respeito a essa habilidade:

* Milagre é uma habilidade estática ligada a uma habilidade desencadeada. "Milagre [custo]" significa "você pode revelar esse card da sua mão quando você comprar ele se ele for o primeiro card comprado nesse turno. Quando você revelar o card dessa maneira, você pode conjurar ele pagando [custo] ao invés de seu custo de mana.".

* Se um jogador escolher revelar o card usando sua habilidade de milagre, ele joga com esse card revelado até o card deixar a sua mão, a habilidade resolver, ou a habilidade deixar a pilha.

* Você ainda compra o card, usando ou não a habilidade de milagre. Qualquer habilidade que desencadeie quando você comprar um card, por exemplo, irá desencadear normalmente. Se você não conjurar o card usando sua habilidade de milagre, ele permanece na sua mão.

* Você pode revelar e conjurar o card com milagre em qualquer turno, não apenas no seu, mas ele ainda deve ser o primeiro card que você comprou nesse turno.

* Você não precisa revelar um card com milagre quando você o comprar se você não quiser conjura-lo no momento.

* Você só pode conjurar o card pelo seu custo de milagre conforme a habilidade desencadeada do milagre resolve. Se você não quiser conjurar nesse momento (ou não puder, talvez por não possuir alvos válidos), você não poderá conjura-lo mais tarde por esse custo.

* Você conjura o card com milagre durante a resolução da habilidade desencadeada. Ignore qualquer restrição de tempo baseadas no tipo do card.

* É importante revelar o card com milagre antes de misturar ele com os outros cards de sua mão.

* Se um efeito fizer com que você compre mais de uma card de uma única vez, com um Brainstorm, por exemplo, apenas o primeiro card comprado dessa maneira poderá ser revelado e conjurado com sua habilidade de milagre, mas ainda assim deve ser o primeiro card comprado no turno.

* Se o card com milagre deixar sua mão antes da habilidade desencadeada resolver, você não poderá conjurar ele usando sua habilidade de milagre.

* Você compra sua mão inicial antes de um turno começar. Cartas que você compra na sua mão inicial não podem ser conjuradas usando milagre.

Ah! Apenas uma curiosidade: não teremos nenhum milagre presente na cor preta!

Outra habilidade é soulbond (e não soulBOUND), representando a fortificação dos humanos agindo em conjunto, assim como fateful hour em Dark Ascension representava a força deles em uma situação de desespero.


Uma criatura com soulbond sempre irá garantir uma habilidade extra tanto para si própria quanto para outra criatura emparelhada com ela por causa desse efeito. Assim que a criatura com habilidade de soulbond entra no campo de batalha podemos escolher outra que não está emparelhada com nenhuma criatura para emparelhar as duas. Elas ficam emparelhadas enquanto você controlar ambas e enquanto ambas permanecerem no campo de batalha.

Se uma criatura com soulbond está no campo de batalha sem estar emparelhada com nenhuma, quando outra criatura entrar no campo de batalha sobre seu controle ela poderá ser emparelhada com a criatura com soulbond, se aproveitando dos efeitos dessa habilidade. Vale lembrar que as criaturas ainda contam como criaturas diferentes, cada uma com seu próprio poder e resistência, atacando, bloqueando, virando, sendo destruída ou o que quer que seja sozinha.

Até o momento em que escrevo apenas mais essas três criaturas com soulbond foram reveladas e nenhuma delas foi suficiente para chamar muito a atenção ou me fazerem ficar com vontade de jogar com elas. A habilidade por outro lado tem grande potencial, o problema é que existem muitas outras criaturas com muito mais evasão e eu fico até com medo de pensar o que pode ser lançado com essa habilidade para fazer ela se destacar, mas não duvido nada que venha alguma criatura que ofereça hexproof graças a essa habilidade.

Teremos também uma grande quantidade de anjos nessa coleção. Até o momento já temos um total de seis anjos revelados e tudo indica que teremos bem mais que isso. Com Avacyn retornando, outras "hordas" de anjos estão retornando também, cada um com seu anjo lendário como líder. Dois líderes já foram revelados...

... Então seguindo uma lógica, parece que teremos um anjo para cada combinação de cor (branco e azul, branco e verde e branco e vermelho, completando as três "hordas"), então ainda temos mais um anjo lendário para ser revelado até o final da temporada.

A coleção por enquanto está com uma cara muito boa e ainda tem muito potencial para melhorar. Sempre que temos a última coleção do bloco o ambiente Standard acaba mudando drasticamente, então podem esperar um grande upgrade nos decks que temos e, para a alegria de muitos, a aparição de vários decks novos.

fonte: http://migre.me/8M3Zz - Por Paulo "Teddy" Sante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...